Atendimento de Adolescentes e Jovens

Normalmente, o psicólogo opta por conversar primeiro com o adolescente, particularmente, nos casos em que ele próprio deseja a terapia. Há ainda casos em que os pais desejam trazer o adolescente ao tratamento terapêutico, embora este não seja o seu desejo.
Neste caso, opta-se por conversar primeiro com os pais, respeitando a vontade inicial do adolescente.
Iniciado o atendimento, este pode ocorrer tanto com “conversas” entre o adolescente e o psicólogo, bem como através de recursos lúdicos onde o adolescente poderá utilizar técnicas expressivas para expressar suas dificuldades. As sessões são semanais, com duração de cinqüenta minutos cada.


Em quais situações a terapia pode auxiliar o adolescente ?


A adolescência é um período do desenvolvimento humano marcado por muitas mudanças físicas e mentais. Por causa disso, é comum que o adolescente vivencie muitos conflitos internos que se refletem em suas relações quotidianas.


Alguns dos motivos mais freqüentes na busca pelo tratamento clínico são:
» Dúvidas em relação à escolha profissional
» Apatia e desânimo
» Quadros de euforia e ansiedade
» Agressividade voltada contra si e contra os outros
» Uso de álcool e drogas
» Tentativas de suicídio
» Transtornos alimentares (obesidade, anorexia e bulimia), dentre outros.


Quais os benefícios trazidos pela terapia ?


Sentindo-se acolhido e compreendido pelo psicólogo, o adolescente poderá entrar em contato com suas dúvidas e angústias e elaborar alguns de seus conflitos internos.
Neste processo de autoconhecimento, o adolescente conseguirá aos poucos construir sentidos para suas vivências emocionais e dar significado a elas, podendo abrir mão de algumas ações não refletidas.
Por ser um processo lento, é muito importante que a família se coloque como aliada ao tratamento terapêutico.